quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Consagração dos Coroinhas


O que é ser coroinha

Ser coroinha é algo muito importante, pois se presta um serviço à Igreja, ao sacerdote e, principalmente, a Deus. O coroinha ou a coroinha ajudam o padre a celebrar a missa e outras cerimônias da igreja, em toda a sua liturgia.


Ser Coroinha é consagrar desde cedo sua vida a Deus.


No dia 14 de agosto a Paróquia de São Francisco,comemorou com grande alegria a consagração dos coroinhas da matriz e comunidades. Uma linda celebração muito bonita e cheia de espiritualidade, onde crianças e adolescentes, professaram sua fé. Por ser o segundo domingo de agosto, comemorou-se também o dia dos pais. Quem estava presente, puderam presenciar um momente solene, onde essas crianças e adolescente foram convidados a fazerem parte da Igreja de Deus,doando  tempo da sua vida em testemunhar Jesus Cristo e viverem intimidade com Ele no serviço ao altar, nas celebrações eucarísticas. Foram convidados a dar testemunho da sua missão também na família, na escola, no grupo de catequese e assim por diante

O Coroinha é instituído para o serviço do altar e para auxiliar o sacerdote e o diácono nas diversas tarefas da celebração como um todo. O Ritual de Admissão de Coroinhas concentra-se principalmente nos momentos pós-Evangelho e homilia. Ele compõe-se de 03 momentos essenciais. A primeira delas é a chamada dos candidatos à admissão. Num segundo momento os candidatos são apresentados pelo Assessor de Coroinhas ao presidente da celebração e interrogados quanto às suas motivações. Em seguida prossegue-se a benção das vestes litúrgicas e a sua vestição conforme as orientações sobre vestes litúrgicas e o modelo adotado pela paróquia/diocese. Quanto às demais partes da celebração que sejam organizadas de tal forma que favoreçam o sentido do ato litúrgico dando destaque à função, missão e importância do trabalho dos Coroinhas na comunidade. Esperamos que o presente Ritual possa servir para uma maior significação do ato celebrativo da Admissão de Coroinhas.


Para ser coroinha:

  1. Basta ter boa vontade
  2. Ser disponível para Deus e para sua comunidade.
  3. Esforçar-se para ser bom, procurando viver o que Jesus viveu.

O que se exige de um coroinha?
- Chegando ao templo: Ao chegar a Igreja, o coroinha deve dirigir-se à capela do Santíssimo Sacramento, ou ao altar em que o sacrário contempla Jesus sacramentado. Aì deve fazer uma genuflexão e permanecer em oração por alguns instantes, numa conversa com Jesus Cristo. Só então ele deverá dirigir-se á sacristia, para iniciar as atividades da celebração.
Do coroinha exige-se piedade, postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote, e atenção para com os fiéis da assembléia, respeito com o templo.
Juntos os coroinhas formam um grupo muito importante, no qual poderão encontrar união, compreensão, confiança e estima, coisa de que tanto precisam. O Pároco devéra, dentro do possível, acompanhar cada um deles em sua realidade pessoal, ajudando-os  no que for possível. Ser coroinha exige responsabilidade, e devem assumir todos juntos, e cada um em particular, com amor, este serviço a Cristo e sua Igreja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Comentário sobre esta Postagem!

Papa

Divulgado o tema para o 54º Dia Mundial das Comunicações  "Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida se faz história”...