terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Cerimônia de Posse

Cerimônia de Posse

Posse do novo Pároco e vigários da Paróquia de São Francisco com Solene Celebração Eucarística e Posse, presidida por Dom Vilson Basso


A celebração, que aconteceu na Matriz , contou com a participação de centenas de fieis da Comunidade e inúmeros paroquianos que vieram acolher os novos freis que foram oficialmente empossados. Toda a cerimônia foi marcada por emoções fortes. A equipe de celebrantes foi acolhida na  procissão de entrada, pelos fiéis e equipe de músicas, todos  cantando festivamente. Após o Rito Inicial, Dom Vilson fez a apresentação de:

Frei Deusivan dos Santos Conceição


O Bispo pede a Irmã Maria Nilsa de Almeida-MAP, Chanceler da Diocesana, para fazer a leitura do teor da Provisão, conforme os cânones da Igreja.



Dentre os momentos mais marcantes, destacaram-se a entrega do Evangeliário – livro que contém todos os evangelhos pelo sr. Bispo para o Frei Deusivan para que  este proclamasse o Evangelho do dia. Seguindo- se a Profissão de fé e o Juramento de Fidelidade diante do Bispo, dos Freis, Padre e da Comunidade.
 Na celebração, Dom Vilson entregou também ao novo pároco Os Sinais que fazem parte do ministério:   Bíblia Sagrada, a  Sede do Presidente, a Capela do Santíssimo, a Pia Batismal e o Confessionário, e o declarou empossado como Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis.

 A vida espiritual é alimentada pela Eucaristia. Ela é o ápice da vida cristã, em que se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo. Cabe ao pároco zelar para que a Eucaristia seja o centro de toda a vida da paróquia, assim se explicou. Ao receber as chaves do Sacrário o novo Pároco o abre, o incensa e faz uma breve adoração. 
 Como o novo pároco, a  ele foi dada a responsabilidade de administrar e conduzir o Povo de Deus, fiéis, paroquianos que está sob os cuidados do pároco. A exemplo do Bom Pastor que é Jesus, ele chega como servidor, vem para cuidar, vem para dar proteção ao rebanho a ele confiado.
. A vida espiritual é alimentada pela Eucaristia. Ela é o ápice da vida cristã, em que se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo. Cabe ao pároco zelar para que a Eucaristia seja o centro de toda a vida da paróquia, assim se explicou. Ao receber as chaves do Sacrário o novo Pároco o abre, o incensa e faz uma breve adoração. 

Destacaram-se ainda a homilia do Sr Bispo Diocesano, que teve como suportes o zelo pela acolhida ao novo pastor e o fiel seguimento de uma Paróquia Missionária, e luz das novas diretrizes da Igreja e do pensamento do nosso Papa Francisco.
Em seguida foram apresentados os Freis:

Frei Fabiano Reis Targino


Frei Dourival Ribeiro Miranda


Como vigários paroquiais. Os dois novos vigários ,também fizeram juramento de fidelidade e compromisso com a Diocese, paróquia e o povo a eles confiados.
Novamente a Chanceler diocesana leu os rituais de posse, conforme os cânones da Igreja.


Antes da bênção final, foi feito leitura da Ata da cerimônia de Posse, pelo fervoroso paroquiano Clóvis Jr.



Dom Vilson proferiu a Bênção Final sobre todos os fiéis e finaliza a celebração, parabenizando os freis empossados e agradecendo a todos pela acolhida.

Os paroquianos de São francisco expressaram sua acolhida aos novos pastores, através de diversas manifestações de carinho, com orações  de receptividade, pose para fotos,cumprimentos e abraços.
em seguida foi servido um jantar, no solar eventos,onde mais uma vez os fiéis presentes, manifestaram alegria e agradecimento aos freis e a Dom Vilson.
Estavam presentes na cerimônia como convidados especiais: Padre  Eliezer e Frei Gildo





Dos paroquianos aos novos freis: "Desejamos que sempre vivam com entusiasmo os ensinamentos de Cristo propagando o amor fraterno e promovendo a partilha na comunidade".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Comentário sobre esta Postagem!

Papa

Divulgado o tema para o 54º Dia Mundial das Comunicações  "Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida se faz história”...