Missão
“Testemunhar
e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”.
A
Pastoral da Comunicação testemunha e anuncia o Evangelho de Jesus
Cristo, promovendo a comunhão e a participação ativa no processo
comunicacional e consolidando a missão da Igreja por meio da
comunicação.
Definição
“É
a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a
pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações
humanas, da organização solidária e do planejamento democrático
do uso de recursos e instrumentos de comunicação” (doc. 75 –
Igreja e Comunicação - CNBB)
A
Pastoral da Comunicação é o organismo que deve aproximar-se dos
meios de Comunicação e colocá-los a serviço da divulgação da
mensagem de Cristo, proclamando a partir dos telhados (cf MT. 10, 27;
Lc 12,3) a mensagem da qual é depositária.
E
João Paulo II vem confirmar este anseio da Igreja quando diz que
“não é suficiente usar os meios de comunicação para difundir a
mensagem cristã e o Magistério da Igreja, mas é necessário
integrar a mensagem nesta “nova cultura”, criada pelas modernas
comunicações... Com novas linguagens, novas técnicas, novas
atitudes psicológicas”. (Redemtoris missio).
Objetivo
Geral:
As
diretrizes da Pascom têm como objetivo principal consolidar a missão
da Igreja por meio da comunicação.
Organizar
e animar a Pastoral da Comunicação, para que ela seja um
instrumento eficaz e ajude permanentemente as paróquias e, por
conseguinte a diocese a cumprir sua missão de anunciar a Cristo de
modo planejado.
O
fortalecimento do processo dialógico enaltece qualidades existentes
na comunidade como a acolhida, o amor fraternal e a compreensão da
complexidade das relações pessoais e a superação dos desafios,
tornando comum as diferenças e assumindo em conjunto o projeto
evangélico da instalação do Reino de Deus entre nós.
Princípios:
A
PASCOM pode e deve ajudar a Igreja a cumprir o mandado de Cristo, de
“que amemo-nos uns aos outros.” (1Jo 3,11). Para que se cumpra
este pedido, é preciso aproximar as pessoas, criar um ambiente
dialógico e de respeito mútuo, aproveitando a diversidade de dons
para a edificação da comunidade. Cabe ao agente de comunicação,
usar de sua criatividade e os meios disponíveis e cabíveis a cada
situação para interagir e criar este espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu Comentário sobre esta Postagem!