segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Envio dos Catequistas

   
                                                      
                                                      CATEQUISTA
                                                A SERVIÇO DO SENHOR

“Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, e até os confins da terra.”
Catequistas da Paróquia de São Francisco de Assis, com a força do Espírito Santo, se colocaram a serviço para, na dinâmica do caminho, continuar a tarefa apostólica.
Iniciaram os trabalhos com a formação voltada para a dimensão “SER” do catequista, de forma a ajudá-los a crescer na fé, alimentar ainda mais a sua espiritualidade e desenvolver plenamente a vocação a que foi chamado, ser gente feliz. Nesta dimensão, refletiram sobre O CHAMADO: VOCAÇÃO E COMPROMISSO DO CATEQUISTA que é uma iniciativa que vem de Deus que convoca-os para uma missão e é também uma resposta convicta que os catequistas dão a Ele, colocando-se a serviço. Atender a este chamado requer coragem, fé e entusiasmo, é ser como os profetas do Antigo Testamento, é dizer o nosso sim, assim como fez Maria. Ao se colocarem a serviço, têm que cumprir o compromisso de catequista em reproduzir a imagem de Cristo, transmiti-Lo ao mundo e fazer discípulos. Atendendo a este chamado tornam-se CATEQUISTA PROFETA chamados a anunciar a Palavra de Deus, SACERDOTE chamados a santificar a vida, fazendo de todo o seu trabalho (os da Igreja, os da vida pessoal e os do mundo) uma oferta a Deus e REI, chamados a “governar” o espaço em que vivem de acordo com os valores do Reino de Deus que Jesus anunciou.
A Igreja “exorta com veemência e de modo peculiar todos os fiéis cristãos... a que, pela freqüente leitura das divinas Escrituras, aprendam ‘a eminente ciência de Jesus Cristo’(Fl 3,8). ‘Com efeito, ignorar as Escrituras é ignorar Cristo’’’ (CIC 133)
Comprometidos em servir à Palavra de Deus, conhecê-la, vivenciá-la e amá-la, reforça-se a essencial prática da Lectio Divina como um alimento necessário para a vida espiritual e para a missão.
Na Santa Missa, os catequistas foram enviados em missão por Frei Luis Spelgatt, servo de Deus e da Igreja, que exortou aos catequistas a escuta com abertura de alma a toda Palavra que sai da boca de Deus, acolher de coração bem disposto tudo que ela contém, a deixar sobretudo, que Jesus entre em suas casas e em suas vidas. Motivou-os a viverem esta Palavra e ensinarem outros a viverem-na. Na homilia, Frei Luis fez a catequese na leitura do Êxodo 31-8, no chamado de Deus a Moisés no meio da sarça ardente e a resposta deste “Aqui estou” e “Sim, eu irei aos filhos de Israel...” semelhante ao chamado, ao sim e à missão do catequista.
Com a graça de Deus, os catequistas possam viver com amor e fidelidade a missão que assumiram e cumprir os compromissos que este ministério implica.
Paz e bem!
Pastoral Catequética
Fevereiro de 2016.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Comentário sobre esta Postagem!

Papa

Divulgado o tema para o 54º Dia Mundial das Comunicações  "Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida se faz história”...