quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

CF 2017

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017


Com o tema, Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida, e o lema inspirado no livro de Gênesis 2,15; Cultivar e guardar a criação, a CNBB nos convida a entrar-nos no clima da Laudato Sí', Encíclica escrita por Papa Francisco sobre o meio ambiente, na qual ele afirma que viver a vocação de guardiões da obra de Deus, não é algo opcional da vida cristã.

O objetivo da Campanha da Fraternidade desse ano de 2017 é, conhecer e reconhecer os biomas brasileiros como dons de Deus, confiados aos homens para que neles sejam mantidas relações equilibradas e fraternas.

Cuidar da Criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos à luz do evangelho.

A depredação dos biomas, a crise ecológica que estamos vivendo, nos pede uma profunda conversão interior. pois sabemos que alguns cristãos, muitos deles até comprometidos e piedosos, frequentemente se omitem das preocupações do meio ambiente, dos povos originários e da casa comum.

Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem, somos conduzidos a uma vida nova, uma conversão, pois todos nós cristãos, recebemos de deus o Dom da Fé, e na fé somos despertados para o cultivo  e a criação de Deus. Somos os guardiões que Deus escolheu para cuidar e guardar a sua obra. Junto a essa responsabilidade vem os desafios:
  • Conhecer, admirar, preservar, cultivar e guardar tudo que Deus criou e nos entregou para sermos guardiões.
Para sermos bons guardiões da obra de Deus temos que superar indiferenças e egoísmo, nos atentar em relação à ecologia, superar o comodismo, adquirir hábitos de consumo consciente, evitar os desperdícios, orar para que haja políticas públicas ambientais.

Nesse clima de consciência a Paróquia de São Francisco organizou uma equipe de lideranças pastorais, coordenadores e pessoas de boa vontade para se fazerem presentes no repasse da CF na micro-centro realizado no dia 05 de fevereiro de 2017 na Igreja Santa Tereza D'Avila, onde participaram de estudos, palestras e trabalhos em grupos. Na ocasião também tiveram oportunidade de contar com uma breve explanação da Ludato Sí' e relatos da história dos seis biomas brasileiros; Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampas.

Conscientes que junto a esta rica biodiversidade surge uma diversidade étnica e cultural, na qual todos nós somos convidados pelo Pai a nos comprometermos e responsabilizármos pela sua criação. CRIAÇÃO DE DEUS !

( Marlene Almeida)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Comentário sobre esta Postagem!

Papa

Divulgado o tema para o 54º Dia Mundial das Comunicações  "Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida se faz história”...