quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A coroa do Advento

                                                   Coroa do Advento

A Coroa do Advento foi concebida em Hamburgo na Alemanha há mais de cem anos. Podemos dizer que ela constitui um hino à natureza que se renova, a luz que vence as trevas do mal e da morte. E sobretudo um hino à vida que brota da verdadeira Vida-JESUS.
A Coroa é feita de galhos verdes entrelaçados, formando um círculo no qual são colocadas 4 velas, bolas, fitas e laço.
As 4 velas representam as 4 semanas do advento. a coroa pode ser colocada ao lado do altar ou em um lugar visível.
A mensagem que a Coroa do Advento nos traz é entendida a partir do significado de cada símbolo com a qual a coroa é ornada.
A forma circular- o círculo não tem começo nem fim, assim como o amor de Deus pelo homem que é eterno, sem princípio e nem fim. O circulo dá uma ideia de elo, união entre Deus e todas as pessoas, como uma grande aliança.
As ramas verdes- verde é a coroa da esperança, Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão, misericórdia e esperamos a sua Glória Eterna em nossas vidas.
A fita- a fita vermelha e o laço que envolve a grinalda, simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda a criação que é remida com a chegada de JESUS.
As bolas- simbolizam os frutos do Espírito Santo
As velas- as quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador. O mais adequado é que todas as velas da coroa do Advento sejam roxas, com exceção de uma que pode ser rosa para lembrar o Domingo Gaudete.
Neste ponto, temos que fazer uma cuidadosa distinção: as velas roxas são usadas na coroa do Advento, mas não fazem partes das velas para celebração do Santo Sacrifício da Missa, uma vez que a coroa do Advento surgiu da piedade popular. O segundo ponto é que as velas para a celebração da Missa não seguem a cor usada pelo celebrante. Portanto, é errado usarmos velas verdes durante o tempo Comum, ou vermelhas no Domingo de Ramos. As velas, como nos orientam os documentos da Igreja, devem ser de cera amarela ou de parafina branca, independente da cor litúrgica do dia. Somente o sacerdote manifesta a cor litúrgica do dia. Outra razão para não serem usadas as velas coloridas é que todos os símbolos da liturgia devem ser naturais, assim como a água, o vinho e etc.
No primeiro domingo do Advento- acende-se a Primeira Vela-ROXA
A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade.  Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Nosso Salvador Jesus Cristo.
No segundo domingo do Advento- acende-se a segunda vela-Verde
A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá.esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos
No terceiro domingo do advento acende-se a terceira vela-Rosa
A terceira vela acesa nos convida á alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus. A cor litúrgica desse terceiro domingo é rosa, indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo Guadette, onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Esta
vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que agora está cumprindo em Maria
No quarto domingo do advento acende-se a quarta vela-Branca
A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador, nossa expectativa da chegada definitiva da Luz ao mundo.Simboliza ainda nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vêm a este mundo e também os ensinamentos dos profetas que anunciam a chegada do Nosso Salvador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Comentário sobre esta Postagem!

Papa

Divulgado o tema para o 54º Dia Mundial das Comunicações  "Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida se faz história”...