quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Estamos no Advento

                                        Advento

   Advento é o primeiro tempo do Ano Litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos católicos é um tempo de preparação e alegrias, onde os fiéis esperam o nascimento de Jesus Cristo. O Arcanjo Gabriel anuncia à Maria que ela conceberá e dará à luz ao menino Jesus, filho do Altíssimo.
    O tempo do Advento é tempo de espera e alegria, mas é também um momento forte para uma sincera reflexão,  porque o Advento é um tempo propício à conversão, tempo de nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza, esperança, humildade e mansidão. É necessário que preparemos os caminhos do Senhor nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra de Deus.
   Devemos celebrar o Advento com sobriedade e discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal nos unamos aos anjos e entoamos esse hino como algo novo e com muita alegria, dando Gloria a Deus pela Salvação que realiza no meio de nós. Pelo mesmo motivo, orienta-seque as flores e instrumentos sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus.
    No Advento os paramentos litúrgicos assim como toalhas e véus do  altar e ambão deve ser de cor roxa. A única exceção é do terceiro do domingo do advento, "Domingo da Alegria", cuja a cor é róseo, também altares são ornados com rosas cor-de-rosa. O nome Domingo da Alegria é tirado da segunda leitura que diz: " Alegrai-vos sempre no Senhor; repito alegrai-vos, pois o Senhor está perto". Este  domingo também é chamado domingo mediano por marcar a metade do Advento.
   No dia do início do Advento, são montados os presépios, a árvore de Natal e também a tradicional Coroa do Advento.
    O tempo do Advento é tempo de esperança, porque Cristo é a nossa esperança.    (I Tm 1, 1)  
(Marlene)  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Comentário sobre esta Postagem!

Papa

Divulgado o tema para o 54º Dia Mundial das Comunicações  "Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida se faz história”...