sábado, 28 de maio de 2016

Corpus Christi 2016

                 

                   




                         Corpus Chisti

A celebração de Corpus Christi teve início na diocese de Liège, na Bélgica, pelo papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264, depois que recebeu o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornilon, que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Nesta mesma época ocorreu o Milagre de Bolsena, onde um sacerdote celebrando a Santa Missa, no momento de partir a Hóstia Sagrada, viu dela escorrer sangue que empapou o corporal, a parti  da ocorrência destes fatos,o papa determinou que os objetos milagrosos deveriam ser trazidos para Orvieto em grande procissão, no dia 19 de de julho de 1264 e foram recebidos por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corpo Eucarístico de Jesus Cristo de que se tem notícias. Mas a festa de Corpus Christi, foi oficialmente instituída  com a publicação da bula "b Transiturus em 8 de  setembro de 1264.
A festa de Corpus Christi, acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa, ou seja na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade e depois da oitava de Pentecostes.
A procissão de Corpus Christi lembra o povo de Deus, peregrino em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo foi alimentado na sua caminhada com o maná no deserto, mas com a instituição da Eucaristia por Jesus Cristo na Quinta-feira Santa, o povo de Deus hoje é alimentado com o próprio Corpo e Cristo., por isso o povo católico do mundo inteiro saem em procissão neste dia em busca desse alimento tão necessário para todos nós filhos de Deus.
Em Imperatriz ha mais de 7 anos a celebração de Corpus Christi é presidida por Dom Gilberto Pastasna, idealizador do evento no Estadio Frei Epifânio D'Abadia, onde este ano se concentrou mais de 20 mil fiéis, entre crianças, adolescente, jovens, adultos, idosos, autoridades civis, militares e eclesiásticas, louvando e adorando Jesus Cristo na Santa Eucaristia. Em plena celebração da Santa Missa o céu se mostrou  numa rara beleza e a chuva caiu, a princípio de mansinho e aos poucos mais forte, mas os fiéis parecia não perceber de tão envoltos com a presença de Jesus Vivo na Eucaristia naquele lugar.
No ar, uma saudade antecipada do nosso querido Dom Gilberto que foi nomeado Bispo coadjutor da Diocese de Crato no Ceará, sendo este o último ano dele aqui conosco neste evento.
Dom Gilberto foi homenageado com música, mensagens e o carinho dos fiéis. Uma festa linda pra se recordar





por: 
Marlene Almeida

Pastoral da Comunicação

                                                               PASCOM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Comentário sobre esta Postagem!

Papa

Divulgado o tema para o 54º Dia Mundial das Comunicações  "Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida se faz história”...