segunda-feira, 24 de julho de 2017

I Congresso Diocesano de Iniciação â Vida Cristão

 
Documento 107,sobre iniciação à vida cristã

 O documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”foi aprovado pela 55ª Assembleia Geral da CNBB e recebeu o número de 107 da coleção azul da Conferência. 
Este foi um o principal estudo no I Congresso Diocesano de Iniciação à Vida Cristã  na Igreja são Francisco em Açailândia-MA, diocese de Imperatriz
Já no primeiro capítulo o texto apresenta o itinerário a partir do “ícone bíblico” representado pelo encontro de Jesus com a Samaritana retratado no capítulo quatro do Evangelho de São João. Em seis passos o documento apresenta os processos de iniciação ao discipulado de Jesus.
O documento oferece novas disposições pastorais para a iniciação à vida cristã, presente nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora desde 2011. Para os bispos, a dedicação em torno da temática revela o propósito de “buscar novos caminhos pastorais e reconhecer que a inspiração catecumenal é uma exigência atual”. Ela permitirá formar discípulos conscientes, atuantes e missionários.
A vida cristã é um novo viver que requer um processo de passos de aproximação, mediante os quais a pessoa aprende e se deixa envolver pelo mistério amoroso do Pai, pelo Filho, no Santo Espírito. Ela desperta para novas relações e ações, transformando a vida no campo pessoal, comunitário e social. Essa verdadeira transformação se expressa através de símbolos, ritos, celebrações, tempos e etapas.
O processo catecumenal da iniciação cristã surgiu em um momento em que a Igreja não podia contar com o apoio de uma cultura cristã na sociedade. Ele traz as etapas indispensáveis para mergulhar (batismo quer dizer mergulho) no mistério de Cristo e fazer parte da comunidade eclesial. Cada etapa desse processo atende inclusive a uma necessidade antropológica do ser humano que necessita de ritos de passagem. Com isso se quer falar do costume de fazer da celebração dos sacramentos uma espécie de “festa de despedida”. O sacramento é conseqüência de uma fé assumida e, ao mesmo tempo, é o que realimenta a fé.  
Na ocasião os coordenadores da Pastoral Catequética e catequistas da Diocese de Imperatriz, receberam orientações de como usar o Itinerário de Iniciação à Vida Cristã
O  Itirnerário Catequético apresenta orientações para um caminho possível a ser feito em todas as realidades do nosso território nacional oferecendo orientações que podem iluminar a Pastoral Bíblico-Catequética, possibilitando a concretização de uma verdadeira iniciação à vida cristã. e, por fim, "um processo de inspiração catecumenal, recuperando a mística que vem da experiência catecumenal da Igreja primitiva, tornando-a inspiração para desencadear um verdadeira processo de educação da fé nos nossos tempos de mudança de época.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Comentário sobre esta Postagem!

Papa

Divulgado o tema para o 54º Dia Mundial das Comunicações  "Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida se faz história”...