sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Campanha da Fraternidade

                Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Lema: "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" { Am 5, 24}

Tema: "Casa comum, nossa responsabilidade"

O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, será no dia dez de fevereiro de 2016, no salão paroquial da Igreja de Santa Teresa D' Ávila.
A  Missa de abertura será no dia 14 de fevereiro de 2016.
Até o dia da abertura da CFE 2016, contaremos aqui nesse blog, um pouco sobre a Campanha da Fraternidade - natureza e histórico.

Como surgiu:

Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha com o objetivo de arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torna-la financeiramente autônoma. A atividade foi chamada de Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, em Natal {RN}, com adesão de outras três dioceses e com o apoio financeiro dos bispos norte-americanos. No ano seguinte, dezesseis dioceses do nordeste realizaram a Campanha. Essas Campanhas, no início, não tiveram êxito financeiro, mas foram o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil . Passaram a ser realizadas à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da ação Pastoral {Evangelizadora} da Igreja em nosso país.
Em seu início, teve destacada atuação o Secretariado Nacional de Ação Social da CNBB, sob cuja dependência estava a Cáritas Brasileira, que fora fundada no Brasi,l em 1957. Na época, o responsável pelo secretariado de Ação Social era dom Eugênio de Araujo Sales, e port isso, presidente da Cáritas Brasileira. O fato de ser administrador  apostólico de Natal {RN} explica por que a Campanha foi iniciada naquela circunscrição eclesiástica e em todo Rio Grande do Norte.
Esse projeto foi lançado, em âmbito nacional, no dia 26 de dezembro de 1963, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II, em andamento na época, e realizado pela primeira vez na quaresma de 1964. O  tempo do Concílio foi fundamental para a concepção, estruturação e encaminhamentos da CF, do Plano de Pastoral de Emergência, do Plano Pastoral de conjunto e de outras iniciativas de renovação eclesial. Ao longo de quatro anos seguidos, por um período extenso em cada, os bispos ficaram hospedados na mesma casa, em Roma, participando das sessões do Concílio e de diversos momentos de reunião, estudo e troca de experiências. Nesse contexto, nasceu a CF.
Em 20 de dezembro, os bispos aprovaram o projeto inicial da mesma, intitulado: "Campanha da Fraternidade": pontos fundamentais apreciados pelo episcopado e Roma. Em 1965, tanto a Cáritas quanto a Campanha da Fraternidade, que estavam vinculadas ao Secretariado Nacional e Ação Social, foram vinculadas diretamente ao Secretariado Geral da CNBB. A CNBB passou a assumir a CF. Nessa transição, foi estabelecida a estruturação básica da CF. Em 1967, começou a ser redigido um subsídio, maior que os anteriores, para a organização anual da CF. Nesse mesmo ano, iniciaram-se, também, os encontros nacionais das coordenações Nacional e Regionais da CF. A partir de 1971, tanto a presidência da CNBB como a Comissão Episcopal da Pastoral começaram a ter uma participação mais intensa em todo o processo da CF.
Em 1970, a CF ganhou um especial e significativo apoio: a mensagem do Papa, transmitida em cadeia nacional de rádio e televisão, quando de sua abertura, na Quarta-feira de Cinzas. A mensagem papal continua enriquecendo a abertura da CF. 
Na terceira fase da história, a CF se  prestou a gesto concreto de ecumenismo entre as igrejas integrantes do CONIC com a realização de Campanhas da Fraternidade Ecumênicas {2000, 2005 e 2010}. Estes momentos marcaram profundamente as igrejas participantes deste projeto. A reedição de uma CFE em 2016 comprova que igrejas irmãs são capazes de repartir dons e recursos na sua missão.
{fonte:m texto-base}
por Marlene Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Comentário sobre esta Postagem!

Papa

Divulgado o tema para o 54º Dia Mundial das Comunicações  "Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida se faz história”...