quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Campanha da Fraternidade

    Viver a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016

As Campanhas da Fraternidade Ecumênicas fortalecem os espaços de convivência entre as diferentes Igrejas. O diálogo e o trabalho conjunto em favor do bem comum são testemunhos importante que podemos oferecer para a sociedade. Jesus sempre se colocou aberto à escuta, às partilhas e a uma boa roda de conversa (cf Jo 4; Mc 8, 1-9).
Nessa Campanha da Fraternidade Ecumênica, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação com o cuidado com a Casa Comum, lugar de todos nós, independente de raça, cor,, cidadania e religião. A Casa Comum é um presente que Deus nos  deu, por isso precisamos urgentemente nos unir e pensar em ações, estratégias e novas formas de nos relacionarmos com esse bem.
Casa Comum: nossa responsabilidade é um tema que nos orienta a atuarmos coletivamente em favor da elaboração, implementação e acompanhamento dos Planos Municipais de Saneamento Básico, mas o cuidado com a Casa Comum não depende apenas do poder público. Exige uma mudança profunda na forma como nos relacionamos com os recursos naturais, individualmente também somos responsáveis. Exemplo claro disso é: se jogamos lixo na rua, entupiremos bueiros e certamente, na próxima chuva forte, teremos de lidar com enchentes. Por isso as responsabilidades com a Casa Comum, são coletivas, porém diferenciadas, cada um fazendo a sua parte, vamos fazer da nossa Casa Comum o nosso Jardim.
Os seres humanos como todos os seres do universo forma uma família universal criados pelo mesmo Pai.
"Deus tomou o homem e o colocou no Jardim, para que o cultivasse e o guardasse".
Três relações intimamente ligadas:
a nossa relação com DEUS
a nossa relação com o próximo
a nossa relação co a terra.
A ruptura nessa relação: o pecado.
Portanto nós temos a responsabilidade enquanto cidadãos e cidadãs, enquanto filhos e filhas de Deus de cuidarmos do espaço onde moramos, de não jogar lixo na rua, de zelar pelos bens e espaços coletivos.Essas atitudes poderão nos aproximar do sonho do profeta Amós de " ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" 
Fontes:
testo base
Laudato Si
Gêneses
Amós
por: Marlene Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Comentário sobre esta Postagem!

Papa

Divulgado o tema para o 54º Dia Mundial das Comunicações  "Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida se faz história”...